Esse post vai ser um especial. Já vi muita gente criticar, se confundir, opinar e não saber usar: moda.
Mas afinal de contas, como podemos definir moda?
Pense em um virus: moda é mutavel, afeta a sociedade e nos acompanha historicamente.
De década em década uma peça de roupa vem e outra se vai. Antes as mulheres usavam criolina, espartilho, quilos de tecido, hoje em dia basta um vestido de seda.
A moda acompanha a história. Os valores sociais e culturais da sociedade. E quem determina isso?
É a mesma coisa com o português... quem determina o certo e o errado são os autores consagrados, ou seja: o mundo fashionista.
Como esse ano, voltou a estampa camuflada, o militarismo, a uns 3 anos atrás voltou a cintura alta e as sandálias gladiadoras...
Também existe peças que nunca saem da moda: como o xadrez, o all star, o jeans, regata...
Mas não é porque está na moda que eu vou usar. Até porque deve existir o bom senso de ver se a roupa serve para o cada tipo fisico e deve agradar o gosto de cada um.
A moda nos acompanha desde tempos primordiais. Na pré história o homem tinha que se proteger do frio, o que acabou se tornando um aspecto cultural, diferenciando grupos de outros grupos nômades. Até virar o que hoje fazemos. Expressar o que somos.
Vocês com certeza já ouviram fala de Coco Chanel. Uma das maiores mulheres dos ultimos tempo. Graças a ela as mulheres hoje podem usar calças. Ano passado foi lançado um filme, que até agora eu não tive o privilégio de assistir, Coco Before Chanel.
Esse ano a moda teve uma perda enorme. Alexender McQueen, o gênio da moda, o "enfant terrible". Era muito conhecido por Lee McQueen. Ele desenvolveu os sapatos alien (aqueles que a Lady Gaga usa no clipe Bad Romance, com saltos maiores de 10cm) e como Alexandre Herchcovitch disse "o mundo da moda não será mais o mesmo sem ele". Essa semana eu terminei um desenho que fiz em homenagem a ele. Talvez eu poste aqui.
Representando estilistas brasileiros temos:
Juliana Jabour, está apenas a 4 anos no mercado e teve 3 temporadas no Fashion Rio,
Marcelo Sommer que já trabalhou para a Calvin Klein e agora tem sua própria grife "Do Estilista",
Alexandre Herchcovitch, um estilista "camaleão" e sua marca é uma das mais poderosas no mundo fashion, teve parcerias com a Melissa, Lupo e até a Hello Kity
Zuzu Angel, que tem até um filme. Pioneira na moda brasileira, fez sucesso com seu estilo em todo o mundo, principalmente nos US. Teve uma loja em Ipanema. Um acidente de carro acabou com sua vida e, em sua homenagem Chico Buarque compôs "Angélica".
No ramo da música ainda temos a marca Cavalera, de Igor Cavalera, ex-baterista do Sepultura.
Alexandre Herchcovitch - SPFW-Inverno-2009
Lee McQueen
Sapatos Alien por Lee Mcqueen
mcqueen-fall-winter-2008-2009
Desfile Chanel-2009
Agora, não me venha com discursos baratos de anarquista dizendo que você não segue a moda, por que até o DIY é tendencia, desde a idade média. Se você vive na cidade, vai no McDonalds, tem um Rayban. Bem, acho melhor você rever os seus conceitos e se atualizar. Até porque moda e globalização caminham lado a lado.