terça-feira, janeiro 8

Independência e Liberdade

   Se eu perguntar o que é liberdade, o que é independência, o que você irá me responder? Existe um limite, uma situação específica para elas acontecerem? Até onde vai a liberdade de expressão, a independência financeira, pessoal? São perguntas complicadas para se responder assim, não é?

Não.

   Não são difíceis porque nem liberdade e nem independência existem. São apenas ilusões que nós projetamos em nossas vidas. Um ser não é independente porque todos dependem de cada um. Quando pequenos, nós dependemos de nossos pais. Quando crescemos, escolhemos a pessoa que irá caminhar ao nosso lado com confiança e amizade.



   Uma pessoa não pode viver sozinha porque no fundo, todo mundo quer ser amado. E não existe amor para apenas uma pessoa. Amor existe para ser confiado, dividido e multiplicado. Você depende de alguém para te ajudar, para te dar atenção, para dar aquele abraço quando você mais precisa. E não importa quem seja essa pessoa, contanto que ela exista. 
      Se você é dependente de alguém, está preso a essa pessoa e vai ter que saber controlar seus impulsos para cultivar essa relação mas sem perder seus direitos. Sua "liberdade" estará sempre comprometida à esse laço, e você irá procurar o laço mais forte em cada um. Você cuidará dessa pessoa como ela cuidará de você. Não importa quem sejam, quantos sejam ou aonde estejam. Há alguém que te ama muito e só quer te ver feliz.

   Então, vamos parar de tentar conquistar tal liberdade que não existe. Vamos fazer o resto do mundo compreender que ele só funciona se cada um tiver sua participação nele. De forma igualitária, é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário