terça-feira, abril 13

Letras/Pensar/ Letras

Uma coisa que me irrita muito é o "telemarquês". Esses atendentes de telemarketing que falam "Vou estar lhe passando" "Vou estar lhe atendendo" "Vou estar lhe passando uma ligação gratuíta". Acho que o que mais me encomoda é o "gratuÍta". Alguém já "esteve informando" eles que não tem acento no ' i ' ?
Eu nem sei se dessa forma está certo ou errado... mas escutar coisas desse tipo é como se alguém arranhasse o quadro negro... que nervoso! Até fico arrepiada!

Acredito na ideia de que toda língua precisa não só da gramática mas também de um senso harmônico. Quando eu estava no primeiro ano, o professor de português me disse que não se fala "rÚbrica" e sim "rubrÍca".  Achei tão estranho... ainda acho. Fica tão feio. Parece que a palavra se desmonta, se quebra... perde a graça... vai da cor mais viva ao cinza.
É como se no meio de uma música parasse o ritmo, a harmonia ficasse "desarmoniada" e as palavras se embolassem numa cerca de arame farpado e morresem ali. Ignoradas pela mente muda de alguém que não soube se expressar, que não soube compreender-las.


    Pobres palavras sem documentação. Que só tem os escritores como referencia, como senhores delas. E o que elas pensam. Afinal de contas, as Palavras são escravas dos nos Pensamentos ou são os nossos Pensamentos escravos das Palavras?

Um comentário:

  1. Realmente, 'rubrica' é tenso! Parece que você está falando 'rublica', só que de um jeito bem 'pobremático' de falar. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir